Boceja no treino

Boceja no treino? Conheça as razões

Muitas pessoas se questionam sobre a razão que as leva a bocejar quando praticam exercício físico, principalmente em contexto de ginásio Venha com o 1001 Dietas compreender quais as razões que o levam a bocejar no treino.

A prática de exercício físico é algo cada vez mais comum no quotidiano das pessoas. À medida que uma maior consciência sobre problemas como a obesidade e seus riscos se torna mais disseminada, as pessoas estão a adaptar a sua ação para conquistarem uma vida mais saudável.

A realização de atividades ao ar livre, como yoga ou running, bem como a contratação de personal trainer ou a inscrição em ginásios fazem parte de uma alteração da rotina, sendo que, como sabemos mudar de atitude é o primeiro passo.

Ainda assim, uma vez cumprindo uma rotina de exercício, muitas pessoas notam que, durante o treino, algo comum é bocejar.

Embora muitas pessoas atribuam isto ao cansaço, a verdade é que existem mais explicações para um atleta do quotidiano bocejar durante o treino.

Venha conhecer as principais razões que motivam esta situação.

Boceja no treino

1. Necessidade de oxigenar o corpo

Principalmente em treinos mais intensos – ou em treinos mais intensos do que aqueles aos quais estava habituado – o corpo sente, muitas vezes, uma maior necessidade de oxigénio.

A necessidade de oxigenar os músculos e o cérebro, para que estes se mantenham ativos e funcionais, faz com que acabe por bocejar, de forma a que aumente o fluxo sanguíneo e oxigene o seu corpo para compensar a sobrecarga provocada pelo exercício. (1)

2. Reação ao aumento de temperatura

O bocejo também é uma resposta natural do corpo perante o aumento da temperatura corporal que ocorre durante o corpo. (2)

As nossas caraterísticas naturais fazem, assim, com que bocejemos, já que o bocejo promove a refrigeração natural do organismo.

3. Estar aborrecido no treino

O aborrecimento é também um dos motivos possíveis – embora não o mais comum – para se bocejar no treino.

Se sentir, de alguma forma, que está desmotivado durante o treino, isto pode fazer com que fique entediado, o que leva ao aborrecimento e faz com que boceja.

Esta situação é mais comum para quem tem uma rotina de treino igual todos os dias. Se sentir que está a ficar aborrecido – e também para melhorar os seus resultados – procure variar os treinos com regularidade.

4. Estar cansado do dia

Se sofre de insónias ou treina já no final do dia, o cansaço é uma explicação plausível para bocejar no treino.

Procure descansar e lembre-se de que é importante ter dias de pausa do exercício e dormir bem. Relembramos que é importante dormir para emagrecer.

5. Problemas físicos

Se boceja no treino, isto também pode ser indicativo de que tenha um problema de saúde, sendo importante que esteja atento.

Este tipo de situação acontece, por vezes, como sintoma dos episódios de síncope vasovagal, sendo que outros sintomas são a perda de consciência, as tonturas, a náusea e a temperatura elevada. (3)

Usualmente o problema é causado por treinar em jejum, pela realização de esforços intensos ou pelo abuso de bebidas alcoólicas.

Costuma bocejar no treino? Qual pensa que é a causa, no seu caso particular? Partilhe a sua experiência com os restantes leitores do 1001 Dietas.

15

No Responses

Write a response