GAP: o que é e quais os benefícios deste tipo de treino

GAP: o que é e quais os benefícios deste tipo de treino

Existem vários tipos de treino, que se adaptam a gostos, objetivos e capacidades distintas. O GAP é um destes e está presente na oferta de muitas academias de fitness e ginásios. Venha com o 1001 Dietas saber o que é o GAP e quais os seus benefícios.

A busca por atividade física é algo que a maioria das pessoas procura, com o desejo de combater a obesidade ou simplesmente perder peso, obter um corpo bonito e promover a sua saúde.

Hoje em dia, encontrar uma atividade que se goste de praticar não é difícil, na medida em que as opções são imensamente variadas e oferecem, até, a possibilidade de as realizar em contextos distintos. Assim, quer prefira treinar ao ar livre, ter aulas de grupo ou treinos personalizados com um personal trainer, existem opções ao seu dispor. Além disso, é independentemente de desejar promover a construção muscular, perder peso ou combater o stress, também terá opções adaptadas a cada um destes objetivos ou mesmo orientadas para todos eles.

Treinos como o treino funcional, o HIIT, os treinos calisténicos, o yoga ou o pilates são bons exemplos das atividades disponíveis. Além destas, ainda assim, existem muitas outras modalidades de treino que pode praticar. 

O GAP é um bom exemplo de uma atividade frequentemente incluída em academias de fitness e ginásio. Já conhece este tipo de treino? Venha saber o que é o GAP e quais são as vantagens desta prática.

GAP: o que é e quais os benefícios deste tipo de treino

1. O que é o GAP?

GAP é uma sigla que, por si só, já deixa antever o tipo de treino a que corresponde, significando “Glúteos, Abdominais e Pernas”.

Este tipo de treino, focado na atividade cardiorrespiratória e no treino de força, é uma forma de exercício localizado, que se foca nos três grupos musculares que formam o seu nome. (1)

Este tipo de aula pode ou não incluir o uso de material, incluindo carga com pesos distintos e adaptados a cada aluno. As aulas de GAP costumam ter uma duração entre 30 e 45 minutos.

2. Os benefícios do GAP

Existem vários benefícios associados à prática de GAP. Entre os principais, enumeramos os seguintes: (2)

– Combate ao sedentarismo e seus efeitos nocivos,
– Melhoria da condição física e da resistência,
– Tonificação muscular,
– Gasto de energia e emagrecimento (pode gastar até 400 kcal por aula),
– Promoção da definição corporal.

3. Precauções na prática de GAP

Embora, como vimos, GAP seja uma boa atividade física, que traz inúmeras vantagens para os seus atletas, existem alguns pontos a considerar antes de se inscrever neste tipo de aula.

Para começar, pessoas com problemas cardíacos ou condições de saúde que afetem a região das pernas ou da coluna deverão garantir, antes de iniciar a prática, que podem realizá-la. Para isso, recomenda-se que busque aconselhamento médico. Além disso, o instrutor deve estar informado sobre o problema de saúde, caso seja necessário fazer adaptações personalizadas ao treino.

O uso de carga nestes treinos (discos, alteres, caneleiras, etc) deverá também ser adaptado à capacidade física e às limitações de cada praticante. (3)

Alguma vez praticou GAP? Como foi esta experiência? Partilhe-a com os restantes leitores do 1001 Dietas.

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