Respiração correta durante o treino

Respiração correta durante o treino: qual a sua importância?

Um treino mais eficaz engloba vários aspetos e, entre eles, uma respiração correta. Venha com o 1001 Dietas saber qual a importância da respiração correta durante o treino.

Se costuma treinar em contexto de ginásio ou com um personal trainer ou no caso de já ter feito alguma aula de yogapilates ou mesmo HIIT, o mais provável é que um dos seus treinadores ou instrutores já lhe tenha dado a indicação de quando deve inspirar ou expirar, ao longo da realização de um exercício.

Esta indicação sobre o momento ideal para as expirações e inspirações prende-se com vários aspetos físicos e psicológicos e tem uma grande importância para garantir que a sua prática – independentemente do seu tipo – cumpre os efeitos desejados. (1)

Uma respiração adequada é muito importante durante o treino e, por isso mesmo, hoje explicamos todas as razões pelas quais deve estar atento à forma como respira enquanto se exercita.

Respiração correta durante o treino

Respirar corretamente no treino

Como sabe, existem vários tipos de treino, com intensidades e intenções distintas. O treino de força, o treino aeróbico e os exercícios de relaxamento são alguns exemplos disso mesmo. 

Tal como os exercícios se diferenciam, também as formas de respirar nos treinos podem ser ligeiramente distintas, consoante o tipo de treino que esteja a fazer.

Um treino de força, como musculação, por exemplo, poderá pedir-lhe que expire no momento em que realiza o esforço, inspirando no momento seguinte. Esta rotina de respiração a acompanhar o esforço e seu retorno prende-se com a forma como a expiração promove a contração muscular, acentuando o suporte corporal e melhorando a mecânica do exercício.

Se estiver a fazer passadeira, running, um treino funcional ou treinos calisténicos, no entanto, esta respiração poderá não ser a mais adequada. Caso o exercício seja aeróbico, deve adaptar a respiração ao ritmo e intensidade do treino, promovendo uma respiração pelo diafragma (abdominal). (2)

Por fim, em atividades de relaxamento, como alongamentos ou yoga deve apostar numa respiração profunda, que permita o preenchimento completo dos pulmões e o seu esvaziamento total. A inspiração deve, neste caso, ser feita antes do movimento e a expiração durante a sua concretização.

Os benefícios de uma respiração correta durante o treino

Quando aposta numa respiração adequada durante os seus treinos, isto irá ter benefícios diversos, que se manifestarão cada vez mais ao longo do tempo. (3)

Entre os benefícios de respirar corretamente no treino destacamos:

– Redução da quantidade de ar necessária durante os treinos;
– Melhoria da capacidade pulmonar;
– Aumento da resistência;
– Redução da quantidade de dióxido de carbono produzida pelos músculos;
– Melhorias no sistema cardiovascular;
– Redução do risco de problemas cardíacos;
– Obtenção de melhores resultados no treino.

Costuma prestar atenção à forma como respira durante o seu treino? Partilhe a sua experiência com os restante leitores do 1001 Dietas.

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