Açúcar de coco é mais saudável que o açúcar branco

Açúcar de coco é mais saudável que o açúcar branco?

A tentativa de fazer uma alimentação mais saudável leva muitas pessoas a procurar substituir os ingredientes mais nocivos por outros. Um exemplo é a substituição do açúcar branco por açúcar de coco.

Venha com o 1001 Dietas compreender se o açúcar de coco é verdadeiramente mais saudável que o açúcar branco.

O debate em torno do açúcar não é novo e permeia conversas do quotidiano e discussões científicas. 

De facto, muitas pessoas se questionam qual a alternativa mais saudável, considerando o açúcar branco, amarelo ou mascavado (mascavo). Também outros aspetos, como consumir stevia e outros adoçantes naturais fazem parte deste debate.

Entre a comunidade de pesquisadores internacionais, tem vindo a questionar-se a relação entre o consumo de açúcar e o cancro ou mesmo se o açúcar pode ser considerado uma droga.

Deste leque vasto de discussões polémicas sobre o tema, uma chamou a nossa atenção: a nova tendência para o uso do açúcar de coco.
Venha descobrir se o açúcar de coco é uma alternativa saudável para o açúcar branco.

Açúcar de coco é mais saudável que o açúcar branco

O que é o açúcar de coco?

Antes de compreendermos se o açúcar de coco é um bom substituto para o açúcar branco, importa compreender o que é este açúcar.

Para começar, deve saber que o açúcar de coco não é obtido através do fruto mas da seiva do coqueiro, sendo feito um corte na planta para recolher o líquido interior. A desidratação desta seiva resulta em cristais que podem, então, ser utilizados na culinária, para adoçar as suas receitas. (1)

Este não é um alimento muito processado, considerando que o uso de conservantes o processo de refinamento é mínimo.
Por ser obtido a partir da planta e não do fruto, as propriedades nutricionais deste açúcar divergem face às do coco em si.

Nutrientes do açúcar de coco

Entre os nutrientes do açúcar de coco, vale a pena destacar: (2)

– Vitaminas do complexo B (incluindo B1, B2, B3 e B6),
Potássio,
Ferro,
Zinco,
Fibra inulina.

O açúcar de coco é mais saudável do que o açúcar branco?

A maior vantagem do açúcar de coco face ao açúcar branco – e que o torna mais saudável do que este – é o facto de ter um índice glicémico mais baixo, não gerando os habituais picos de insulina no organismo nem alterando de forma tão significativa os níveis glicémicos do organismo humano. (3)

Ainda que o seu índice calórico seja idêntico ao do açúcar branco, razão pela qual se recomenda moderação no seu consumo, o aumento da glicose no organismo será substancialmente menor, havendo ainda a vantagem de, devido à presença da fibra prebiótica, este alimento contribuir para a saúde da flora intestinal.

Por fim, o açúcar de coco tem ainda a vantagem de ser muito menos processado.

Este açúcar é muito recomendado a pré-diabéticos e a pessoas que estão a tentar emagrecer.

Costuma utilizar açúcar de coco nas suas receitas? Partilhe a sua experiência com os restantes leitores do 1001 Dietas.

2

No Responses

Write a response